Mundo

Presidente da Argentina volta a ameaçar tirar país do Mercosul

Javier Milei não escondeu desejo de fechar acordo com EUA

Javier Milei discursou por quase 50 minutos em uma sessão ordinária do Congresso

Redazione Ansa

(ANSA) - O presidente da Argentina, Javier Milei, ameaçou mais uma vez retirar seu país do Mercosul para tentar promover um acordo de livre comércio com os Estados Unidos.
    "A única coisa que o mercado comum sul-americano conseguiu desde sua criação foi enriquecer os grandes industriais brasileiros às custas do empobrecimento dos argentinos", afirmou o mandatário.
    Em seu discurso de abertura da sessão ordinária do Congresso, o chefe de Estado falou sobre a possibilidade de estabelecer um acordo comercial com Washington.
    "Porém, para aproveitar esta oportunidade histórica que mais uma vez se apresenta a nós, precisamos estar prontos para ser flexíveis ou, se necessário, sair do Mercosul", disse.
    Milei também declarou que seu governo está avançando com a do tão esperado acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), mas não forneceu uma data para que o acordo seja concluído.
    "Isso nos permitirá sair definitivamente dos controles cambiais neste ano. Quero deixar uma coisa clara: resolveremos os problemas que todos os governos anteriores causaram com o déficit fiscal e seu financiamento. Esperamos, portanto, que este Congresso adote a mesma posição que adotou com os demais, ou seja, apoiar o governo de suas bancadas neste novo acordo", concluiu. (ANSA).
   

Leggi l'articolo completo su ANSA.it