A Comissão Europeia se comprometeu nesta segunda-feira (22) a fazer uma doação de 20 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões) ao Fundo Amazônia.
Esta é a primeira contribuição ao instrumento gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde que Aloizio Mercadante assumiu a liderança.
O anúncio foi feito pela comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, em uma cerimônia de de uma carta de intenções para aprofundar parcerias em apoio ao desenvolvimento sustentável e aos investimentos no Brasil.
O evento aconteceu no Rio de Janeiro, à margem das reuniões preparatórias do G20, que serão no estado.
"Representa uma forte declaração de solidariedade e uma abordagem unificada para enfrentar os desafios ambientais da Amazônia", disse a finlandesa.
A comissária acrescentou que o anúncio da doação é apenas um exemplo da parceria entre as regiões.
"Há um ano, na Cúpula UE-Celac, a União Europeia e os parceiros regionais chegaram a acordo sobre uma agenda, que inclui mais de 130 projetos na América Latina e no Caribe", acrescentou Urpilainen, mencionando que eles podem chegar em sua totalidade a 45 bilhões de euros.
"Também temos vários projetos em andamento aqui no Brasil.
Acredito que o país pode atrair investimentos em setores como energia renovável, hidrogênio verde, água, mobilidade elétrica, conectividade digital e telecomunicações. Há negociações de cooperação em matérias-primas críticas", concluiu.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA