A União Europeia não refuta um possível encontro entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Roma, Itália, no sábado (26), à margem do funeral do papa Francisco.
"Estamos avaliando uma possibilidade de nos encontrarmos, ainda que no momento não haja nada confirmado", declarou a porta-voz de Von der Leyen, Paula Pinho, acrescentando que "o objetivo principal da viagem" da líder europeia "é realmente o funeral do Papa".
"Caso surjam oportunidades paralelas ao funeral, é claro que elas serão bem-vindas", falou Pinho.
Na semana ada, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, viajou aos EUA para se reunir com Trump, quando discutiram, dentre outros assuntos, as tarifas impostas pelo governo americano a produtos da UE. Após a reunião, a italiana convidou o mandatário de Washington para visitar a Itália e tentar organizar uma reunião com os outros líderes europeus.
No entanto, para o vice-premiê italiano e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, "é complicado realizar um encontro durante o funeral do pontífice" no sábado.
"Encontros ocasionais até podem acontecer durante a cerimônia. Mas acho difícil discutir tantos temas bilaterais em um único dia, com pressa. É preciso organizar uma reunião mais detalhada entre EUA e UE", opinou Tajani.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA