O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália avançou 0,3% no primeiro trimestre deste ano em comparação com os três meses anteriores e 0,6% em relação ao mesmo período de 2024, informou hoje (30) o Instituto Nacional de Estatística (Istat).
"A variação trimestral é resultado de um aumento do valor agregado tanto na agricultura, silvicultura e pesca quanto na indústria, enquanto a contribuição dos serviços foi nula", afirmou a agência nacional de estatísticas, que divulgou os dados preliminares.
Ainda de acordo com o Istat, os números registrados tiveram uma "contribuição positiva do componente doméstico" e "negativa do componente das exportações líquidas".
A nota ainda explica que o crescimento anual do PIB acumulado para 2025 é igual a +0,4%.
O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, expressou satisfação com os resultados do PIB do país europeu.
"O Istat certificou que houve um crescimento positivo no primeiro trimestre, melhor do que em outros países europeus. É um sinal importante que demonstra a correção de nossas previsões e a eficácia das políticas econômicas do governo", declarou.
O governo de Giorgia Meloni reduziu recentemente pela metade sua previsão de crescimento em 2025 para 0,6% no novo Documento de Finanças Públicas (DFP).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA