Com a participação de universidades das Américas do Sul, Central e Norte e da Península Ibérica, será realizado de 20 a 24 de maio, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o 2º Encontro Sinodal de Reitores Universitários, um evento acadêmico que visa consolidar o compromisso universitário "com o cuidado da nossa casa comum".
O encontro é organizado pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), com o apoio da Pontifícia Comissão para a América Latina (Pcal) por meio da iniciativa Construindo Pontes, e dá continuidade ao primeiro encontro "Organizando a Esperança", realizado em 2023 na Santa Sé, com a participação do papa Francisco.
A caminho da COP30 em Belém e no contexto do 10º aniversário da encíclica Laudato si', o evento reunirá durante cinco dias autoridades universitárias, representantes de governos e organismos multilaterais em uma proposta sinodal que promove a escuta e a ação concreta diante da crise climática. Este encontro promoverá, como afirmou o papa Leão XIV em sua primeira mensagem, o trabalho comum para construir pontes de paz e desenvolvimento dos povos.
A PUC-Rio, membro da RUC, sediará o evento, que contará com o apoio do Dicastério para a Cultura e Educação, da Associação de Universidades Jesuítas da América Latina (AUSJAL), do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), da Caritas América Latina e do Caribe, e com a participação destacada do Governo do Brasil, por meio da Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e das autoridades da COP30.
A atividade conta com o apoio do Porticus, do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (Oei). O programa do encontro será estruturado em torno dos "quatro sonhos" propostos por Francisco em Querida Amazônia - comunitário, cultural, social e ecológico - e culminará com um evento comemorativo público no Cristo Redentor, para celebrar a década da Laudato si'.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA