A Elea Data Centers, uma das primeiras empresas do setor no Brasil, anunciou um projeto com capacidade de até 3,2GW em energia verde para impulsionar a Inteligência Artificial (IA) no mundo.
O projeto abriu as portas para a Rio AI City, uma cidade de data centers localizada na região do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, que será abastecida com 100% de energia renovável e certificada.
“Vislumbramos uma cidade de data centers projetada para o futuro, pensando no ecossistema entre comunidade, sustentabilidade e inovação tecnológica. A Rio AI City nasce com energia disponível, conectividade e com um projeto capaz de atrair os cérebros que desenharão o mundo que virá. Vemos o Brasil e o Rio de Janeiro se posicionando no epicentro global da transformação digital”, destaca Alessandro Lombardi, presidente e fundador da Elea Data Centers.
A iniciativa, que prevê reflorestar e revitalizar mais de 200 mil metros quadrados, é apoiada institucionalmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
“O Rio está se consolidando como a capital da nova economia. Projetos como a Rio AI City mostram que estamos prontos para liderar a revolução digital com sustentabilidade, inclusão e inovação. Essa iniciativa reforça nosso compromisso de transformar o Rio em um grande polo global de tecnologia, atraindo investimentos, gerando empregos de qualidade e conectando nossa cidade ao futuro”, disse Eduardo Paes, prefeito do Rio.
A fase de abertura do projeto está em um período de construção do site RJO2, que entregará inicialmente capacidade de ordem de 80 MW em 2026.
“A transformação digital exige uma infraestrutura sólida, sustentável e conectada à cidade. A Rio AI City representa o compromisso da Elea com o ecossistema de inovação, e reforça o papel do Rio, nossa cidade, como uma das capitais globais da IA e da nova economia digital”, destacou Lombardi.
No decorrer da próxima década, os investimentos diretos e indiretos são estimados em centenas de bilhões de reais, além disso, a a Rio AI City deve gerar mais de 10 mil empregos qualificados, fortalecendo a posição da cidade como um hub global de inovação.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA