Começou na manhã desta quarta-feira (23) o velório público do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do finado pontífice ficará exposto para o adeus dos fiéis até a noite de sexta (25).
O caixão de Jorge Mario Bergoglio, feito de madeira e zinco, foi colocado diante do Altar da Confissão em um pequeno apoio inclinado, uma mudança marcante na tradição vaticana, que determinava que os corpos de papas fossem exibidos fora do esquife, sobre um catafalco, espécie de plataforma elevada.
O ritual de transferência de Francisco da Casa Santa Marta, sua residência oficial no Vaticano, para a basílica começou no horário programado, às 9h (4h em Brasília), com uma oração recitada pelo camerlengo da Igreja Católica, cardeal Kevin Farrell, responsável pela istração da Santa Sé até a escolha de um novo pontífice.
Em seguida, o corpo foi transportado em caixão aberto em procissão até São Pedro, levado pelos "sediários", funcionários que tinham a tarefa de carregar papas em público até que a prática foi interrompida por São João Paulo II.
Ao ingressar na Praça São Pedro, o esquife de Francisco foi aplaudido pelos cerca de 20 mil fiéis presentes, muitos deles já aguardando na fila para entrar na basílica e se despedir de Bergoglio.
O caixão entrou pela porta central do principal templo do catolicismo, onde os colaboradores mais próximos do argentino estavam sentados nas primeiras filas, como o enfermeiro Massimiliano Strappetti, que acompanhou o pontífice até a morte.




















Compartilhar