O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou nesta quinta-feira (10) a exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão, medida que havia sido suspensa em 2019, na gestão de Jair Bolsonaro.
O decreto presidencial considera o princípio da reciprocidade, defendido pelo Ministério das Relações Exteriores, embora alguns integrantes do Ministério do Turismo tenham manifestado ressalvas. Atualmente, viajantes brasileiros continuam sendo obrigados a apresentar vistos para entrar nos três países.
De acordo com fontes do governo ouvidas pelo jornal Valor Econômico, além da reciprocidade, a exigência do visto para turistas americanos tem um sentido "simbólico", diante do aumento das tarifas impostas às exportações brasileiras.
A medida, no entanto, é criticada pela oposição. O deputado Marcel van Hattem apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para anular a decisão do governo, alegando que a retomada da exigência pode ter um impacto "negativo" na indústria do turismo e prejudicar o ingresso de divisas no país como um todo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA