O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a morte do ex-mandatário uruguaio José “Pepe” Mujica, aos 89 anos, e confirmou que participará do velório de seu antigo companheiro político em Montevidéu.
"Mujica não foi apenas um militante político, senador, deputado e presidente do Uruguai. Era um ser humano muito importante para a democracia e para os setores progressistas", afirmou o petista
Em declarações à imprensa brasileira em Pequim, na China, Lula acrescentou: "Eu chegando a Brasília vou ao enterro, porque eu acho que o mínimo que a gente deve fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente".
O Palácio do Planalto informou que foram decretados três dias de luto oficial pelo falecimento do político uruguaio, que enfrentava um câncer e morreu na última terça-feira (13).
O Ministério das Relações Exteriores, por sua vez, divulgou uma nota em que classificou Mujica como um "amigo" do Brasil e um defensor da integração da América Latina.
O Itamaraty lembrou que em dezembro do ano ado Lula, em visita ao Uruguai, condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA