O papa Leão XIV visitou neste domingo (25) a Basílica de Santa Maria Maggiore, principal templo mariano da capital da Itália, para venerar a imagem da Salus Populi Romani ("protetora do povo romano", em português).
O religioso chegou ao local após ter tomado posse da Cátedra do Bispo de Roma, na Basílica de San Giovanni in Latereno (ou São João de Latrão, em português), e de ter recebido uma homenagem do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Robert Francis Prevost deixou a "mãe" de todas as igrejas a bordo de seu papamóvel e foi acolhido na Basílica de Santa Maria Maggiore pelos aplausos de centenas de fiéis, abençoando todos os presentes com água benta.
No templo, ele depositou um buquê de flores e fez uma oração diante da imagem mariana para que seja Maria responsável por conduzir a "barca da Igreja em direção a um porto de paz", pedindo que proteja a cidade de Roma, "reconfortando quem chega, sem teto nem defesa", e que seja, para o Papa, "conforto" e "força" nas fragilidades.
Na sequência, rezou perante ao túmulo do papa Francisco, que morreu em 21 de abril. "Boa noite a todos, obrigado por estarem aqui reunidos", declarou ele da Loggia delle Benedizioni, balcão central da basílica, pedindo a intercessão da Virgem Maria.
Prevost lembrou ainda como a Salus Populi Romani "acompanhou muitas vezes o povo de Roma em suas necessidades" e fez um apelo: "Que Deus nos ajude a todos a caminhar juntos na Igreja, unidos como uma só família de Deus". Após o término das cerimônias, Leão XIV retornou ao Vaticano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA