O primeiro livro sobre o papa Leão XIV, eleito sucessor de Francisco na última quinta-feira (8), será lançado na Itália no próximo dia 20 de maio.
Com 177 páginas, a obra "Papa Leão XIV - A história do novo papa e os desafios que ele terá que enfrentar" é do vaticanista Saverio Gaeta e será publicada pela Salani Editore.
No livro, o jornalista destaca o "Papa da globalização", que entrelaça diferentes raízes culturais e fala claramente a linguagem dos acontecimentos atuais. Um pastor internacional, atento aos pobres e aos mais desfavorecidos, incansável na defesa dos direitos humanos e no apoio ao papel unificador da fé, que se apresentou ao mundo com palavras simples e poderosas: "A paz esteja com todos vocês".
Da fumaça branca, de 8 de maio, aos primeiros gestos do novo Pontífice, o volume traça um perfil claro e documentado do ex-cardeal Robert Francis Prevost, o primeiro norte-americano na história a ser eleito para o trono papal.
Com um estilo ível e conciso, o autor oferece ao leitor a história das origens e escolhas do sucessor do papa Francisco, mas sobretudo a análise cuidadosa dos próximos e difíceis desafios que ele terá que enfrentar não apenas como líder da Igreja, mas também como líder "político", em um contexto internacional cada vez mais complexo.
"Leão XIV é a encarnação do carisma da Ordem Agostiniana à qual pertence, que se baseia na combinação de caridade e conhecimento", resume Gaeta.
"Estes são dias emocionantes para todos e, para nós, editores, vivenciar a chegada de um novo Papa significa também nos colocar a serviço do público, que quer saber quem é a nova figura religiosa escolhida para liderar a Igreja Católica", afirma Mariagrazia Mazzitelli, diretora editorial da Salani Editore.
Segundo ela, "mais uma vez, a editora Salani, como já havia acontecido com o papa Jorge Bergoglio em março de 2013, com um trabalho de equipe muito próximo, apoiou a expertise de um experiente vaticanista como Saverio Gaeta".
O livro será lançado ao mesmo tempo nas livrarias e também nas bancas como suplemento dos jornais "Corriere della Sera", "La Gazzetta dello Sport" e "Oggi". O valor será de 12,90 euros.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA