Um canal no YouTube publicou nos últimos dias um falso vídeo do papa Leão XIV no qual aparece enviando uma mensagem em inglês ao presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré.
O discurso de cerca de 36 minutos do pontífice americano, criado com Inteligência Artificial (IA), foi publicado pela conta "Pan African Dreams" e montado com imagens de uma audiência de Robert Francis Prevost com jornalistas, ocorrida no último dia 12, no Vaticano.
O responsável pela criação do falso vídeo, intitulado como "Papa Leão XIV responde ao Capitão Ibrahim Traoré - Uma Mensagem de Verdade, Justiça e Reconciliação", usou uma técnica denominada "morphing", que adapta o movimento dos lábios às palavras manipuladas com IA.
"Li suas palavras não uma, mas muitas vezes, e cada leitura foi mais profunda do que a anterior, porque em sua voz ouvi não apenas a ira de um presidente, mas o justo clamor de um continente há muito ferido pela dupla lâmina do abandono e da exploração", diz o Papa no falso vídeo, onde ele aparece virando as mesmas duas folhas de papel durante toda a mensagem.
Em razão da grande repercussão do conteúdo, o portal de informações da Santa Sé lembrou que "todos os discursos, intervenções e textos de Leão XIV podem ser consultados na íntegra no site do Vaticano".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA