O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP) anuncia uma série de eios com o guia turístico profissional Giuliano Orlando, que convida o público a descobrir as marcas da imigração italiana no patrimônio artístico, histórico e cultural da capital paulista. "Itinerários Culturais Italianos em São Paulo" acontece de maio a agosto e conta com dois percursos a pé pelo centro histórico e pelo bairro de Higienópolis.
Na primeira proposta, "Patrimônio artístico, histórico e cultural italiano do centro de São Paulo", com início no próximo sábado (24), os participantes poderão compreender a influência profunda da cultura italiana sobre a formação da São Paulo moderna, sobretudo a partir dos eventos da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra. Durante o eio, Orlando revelará marcos e construções que testemunham a presença ativa da comunidade italiana na região central da cidade.
Sempre das 10h às 12h, o percurso voltará a acontecer nos dias 9 de junho e 4 de agosto, sendo que o encontro de 24 de maio integra a programação da Virada Cultural 2025 na capital paulista.
Já em "Viagem entre a arquitetura modernista e a arte plástica no bairro de Higienópolis", o destaque é o contraste entre o modernismo arquitetônico dos anos 1960 e a arte tumular do início do século 20, visível em cemitérios e construções da região.
"Higienópolis, que abriga o próprio Instituto Italiano de Cultura, é um exemplo notável da contribuição de arquitetos e escultores italianos na formação do cenário urbano paulistano", reforça o IICSP em comunicado.
Os eios pelo bairro acontecerão nos dias 31 de maio, 21 de junho e 12 de julho, sempre das 10h às 12h.
O IICSP informa que para participar em qualquer um dos percursos é preciso se inscrever com antecedência em seu site: iicsanpaolo.esteri.it . As vagas são limitadas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA