A cidade de Buenos Aires, na Argentina, terra natal do papa Francisco, sepultado neste sábado (26) em Roma, na Itália, celebrou uma missa em homenagem ao pontífice falecido aos 88 anos.
A cerimônia aconteceu em frente à catedral da Praça de Maio, reunindo milhares de fiéis na última grande homenagem no país a Jorge Bergoglio.
Conduzida pelo arcebispo Jorge García Cuerva, a cerimônia reuniu principalmente pessoas originárias da periferia da capital argentina. Na homília, Cuerva recordou as palavras de Bergoglio ditas poucos dias antes de ser eleito pontífice, quando "convidou a Igreja a abrir-se às periferias, não só às geográficas, mas também às do pecado, da dor e da injustiça".
Um apelo acolhido pela multidão de fiéis com fortes aplausos espontâneos. "Ele foi nosso papa, antes de ser eleito, morava conosco", disse à ANSA Ricardo, morador de um bairro periférico no sul da capital, que levou uma imagem da Virgem de Caacupé nos ombros.
Após a missa, Buenos Aires foi tomada por uma procissão, que, acompanhada de tambores festivos, percorreu lugares da cidade visitados por Bergoglio durante sua vida, como hospitais, prisões, favelas e dormitórios para moradores de rua.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA