O conclave para a eleição do sucessor do papa Francisco chega ao seu segundo dia nesta quinta-feira (8) com uma alta expectativa para uma possível decisão dos 133 cardeais eleitores.
Nos últimos dois conclaves, nas eleições de Jorge Bergoglio, em 2013, e de Bento XVI, em 2005, os pontífices foram escolhidos nesta etapa do processo.
Após o primeiro dia reunir mais de 45 mil fiéis com os olhos voltados para a chaminé da Capela Sistina, a Praça São Pedro amanhece hoje com pouco movimento. A segurança em todo o Vaticano continua reforçada com detectores de metal e revista, além do bloqueio da rede móvel.
Às 8h (horário local), os cardeais eleitores se reuniram no Palácio Apostólico para celebrar a missa e o louvor na Capela Paolina. Eles se retiraram do espaço por volta das 9h15 rumo à Capela Sistina para recitar a liturgia da Hora Média e então prosseguir para as duas primeiras votações.
O segundo dia do conclave terá quatro votações, sendo necessário um quórum de 89 votos para que o novo líder da Igreja Católica seja definido.
A programação prevê duas sessões de fumaças: uma no final da manhã e outra à noite, ou seja, no final das votações da manhã e da tarde. No entanto, se o novo Papa for eleito na primeira das duas votações programadas para os dois períodos, a fumaça será antecipada.
Confira os horários do segundo dia do conclave:
Perto de 5h30 (horário de Brasília): primeira votação do segundo dia. Se o papa for eleito, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
Perto de 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o pontífice for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, a fumaça preta será expelida;
Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o líder da Igreja Católica for escolhido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o Santo Padre for definido, sairá fumaça branca, enquanto que uma não eleição liberará fumaça preta.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA