O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, disse que espera uma "fumaça branca" do conclave nesta quinta-feira (8), o que indicará a eleição do sucessor do papa Francisco.
"Espero que esta noite, quando retornar a Roma, já encontre a fumaça branca. Estou particularmente feliz por estar aqui no início do conclave, para que o Espírito Santo sopre forte e seja eleito o papa de que a Igreja e o mundo de hoje precisam", afirmou o religioso, que celebrou a Missa de Súplica em Pompeia.
Battista Re destacou ainda que o novo papa, "antes de tudo, terá que tentar fortalecer a fé em Deus neste nosso mundo caracterizado pelo progresso tecnológico, mas que do ponto de vista espiritual notamos um pouco de 'esquecimento de Deus'".
Desta forma, para ele, "há necessidade de um reavivamento".
Ontem, o cardeal decano presidiu a tradicional missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", que antecedeu as votações do primeiro dia do conclave, e apelou para "que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil".
O religioso enfatizou ainda que a escolha de um novo pontífice não é uma "simples sucessão de pessoas", destacando que a principal tarefa do sucessor de Pedro é fazer crescer a comunhão e despertar as consciências.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA